Projetos

Conheça os projetos desenvolvidos atualmente pelo CADES:

 

A Menina Digit@l

eBook/Livro Digital - literatura infantil

A história relata o encontro de duas meninas, uma do mundo real e outra do mundo digital, que através de um contato mágico, descobrem a importância e o prazer da atividade física, do brincar e das relações que o esporte proporciona. Tudo isso com a ajuda de uma professora super heroína.

Apenas R$ 9,90 - Clique aqui para adquirir o seu. Disponível também nas lojas Apple e Google.

Na compra do eBook você contribui para a distribuição do livro nas escolas públicas atendidas pelo Instituto.

Circuito Tênis para Todos Ano VII 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú e Rede - Execução 2º semestre 2020

Desde 2013 o projeto promove oficinas de iniciação e apresentação do tênis para alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo, realiza capacitação e formação para professores de Educação Física da Rede Pública com doação de materiais pedagógicos às Secretarias envolvidas.

O Circuito Tênis para Todos aposta na democratização do acesso ao esporte, visando a fomentação, desmistificação e ampliação da prática da modalidade como esporte lúdico, dinâmico e saudável entre crianças e adolescentes.

 

Cidades já visitadas pelo Circuito: Campinas - São Carlos - Araraquara - Americana - Osasco - Presidente Prudente – Bauru - Taubaté – Piracicaba - São José do Rio Preto - Santa Adélia - Bertioga – Tabapuã - Lorena - Piquete - Mairiporã - Eldorado - Mauá - Franca - Iporanga - Ilha Comprida – Cubatão – Botucatu – São Paulo – Apiaí - Caieiras -  São José dos Campos - Barra do Turvo

  • 53 Etapas realizadas

  • 52 Cidades visitadas

  • 35.403 Crianças impactadas  

  • 1.088 Professores capacitados

  • 120 Escolas atendidas

  • 8.003 Materiais pedagógicos esportivos doados 
    (dados de março de 2020)

Tênis para Todos em Paraisópolis Ano III

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú, Rede, Sulamérica e Credit Suisse - Execução 2º semestre 2020

Pelo terceiro ano consecutivo o projeto oferece oficinas de tênis continuadas que são realizadas gratuitamente na comunidade de Paraisópolis em São Paulo para crianças de 06 a 14 anos as 2ªf, 4ªf e 6ªf para ocupação no turno e contra-turno escolar.

I Caravana Paulista de Pré-Tênis

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Hyundai Glovis - Execução em 2020

O Projeto pretende despertar a disciplina e o interesse pela prática de atividades esportivas em crianças e adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, desenvolvendo suas capacidades de aprendizagem, por meio de vivências e oficinas, como também sua capacidade de pensar e estabelecer bases, a fim de desenvolver uma pessoa ética, capaz de conviver em ambientes democráticos.

Pré Atletismo na Escola

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Sulamérica e Credit Suisse - Execução 2º semestre 2020

O projeto quer aprimorar a capacidade física e aumentar o repertório motor dos alunos da rede pública de ensino, com base nos movimentos básicos da modalidade, dando enfoque para o ATLETISMO e suas demandas específicas. 

 

Escola de Tênis para Meninas

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Mastercard - Execução 2º semestre 2020

O projeto é destinado a garotas na faixa etária de 11 a 15 anos da rede publica de ensino da cidade de São Paulo/SP. As meninas deixam de praticar esportes por vários motivos, dentre os principais pela falta de confiança, de autoestima e da crença de que esse universo é mais adequado aos homens. Essas questões acabam impedindo as meninas de avançarem na prática esportiva e a repetirem modelos culturalmente disseminados no universo feminino.

Projeto Esporte nas Escolas ("Adote uma Escola")

Verba Direta e Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de SP - Diretoria de Ensino Região Centro Sul - Em captação e execução

O programa implementa uma cultura esportiva em escolas públicas, aliando educação e esporte no desenvolvimento de crianças e jovens através de três pilares principais:
•Inserção de diversificação esportiva nas aulas de educação física, com doação de kits completos de materiais esportivos;
•Capacitação e orientação continuada para professores de educação física e coordenadores pedagógicos, fortalecendo sua atuação através de uma metodologia própria;
•Infraestrutura para manutenção do espaço esportivo.

Primeira Escola adotada em 2020: Prof. Carolina Augusta da Silva Galvão

ELAS no Futebol

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Em captação

Projeto esportivo educacional voltado ao público feminino, na modalidade Futsal, é oferecido às alunas da Rede Pública de Ensino de 6 a 12 anos, oportunizando novas vivências pedagógicas e possibilidades sociais.

Circuito Pré Atletismo Escolar

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Em captação

Circuito itinerante pelo interior de SP com vivências  de iniciação no atletismo em escolas públicas, capacitação técnica para professores e doação de materiais pedagógicos.

Caravana Piracicaba de Pré-Tênis Ano II

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Em captação

O Projeto, pelo segundo ano, pretende despertar a disciplina e o interesse pela prática de atividades esportivas em crianças e adolescentes estudantes da Rede Municipal de Ensino da cidade de Piracicaba, desenvolvendo suas capacidades de aprendizagem, por meio de vivências e oficinas, como também sua capacidade de pensar e estabelecer bases, a fim de desenvolver uma pessoa ética, capaz de conviver em ambientes democráticos.

Programa Esporte Voluntário
Voluntário - Em execução

Visitas a Organizações de Assistência social e beneficentes da cidade de São Paulo, com vivências esportivas e doação de materiais esportivos. Atuação também na cidade de Mauá/SP com aulas de Tênis para crianças de 05 a 14 anos (continuação do projeto Química do Esporte).
Clique aqui e saiba mais sobre o programa e como ajudar.

Tênis para Todos em Paraisópolis Ano II

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Banco Itaú e Sulamérica - Concluído

Pelo segundo ano consecutivo o projeto oferece oficinas de tênis continuadas que são realizadas gratuitamente na comunidade de Paraisópolis em São Paulo para crianças de 06 a 14 anos as 2ªf, 4ªf e 6ªf para ocupação no turno e contra-turno escolar.

Parceria com os principais clubes e academias de Tênis de São Paulo: Academia Play Tennis*, Paineiras do Morumbi*, São Paulo FC*, Pinheiros e Paulistano*.

*parceria consolidada no projeto de 2018.

O projeto atende diretamente 612 crianças na EMEF Dom Veremundo Toth.

Circuito Formação Pré-tênis e Beach-tênis Ano II

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Hyundai Glovis - Concluído

O projeto tem como objetivo vivencias para as crianças nas modalidades Tênis e Beach Tênis e formação aos professores da rede pública de ensino, com doação de materiais pedagógicos às Secretarias envolvidas. São realizadas clínicas de iniciação para crianças de 06 a 14 anos nas Escolas da Rede Pública de Ensino e nas praias ou nos espaços públicos de cada cidade.

Cidades já visitadas pelo Circuito: São Vicente, Mauá, Sto. André, Ilha Comprida, Itanhaém, Cubatão, Osasco e Piracicaba. 

Projeto Química do Esporte

Aprovado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte - Concluído

Projeto de ação continuada em parceria com IPDA - Instituto Paulista do Desporto Amador na cidade de Mauá/SP desde 2015 com aulas de Tênis para crianças de 05 a 14 anos,  todas as 3ªf e 5ªf, das 08:30 às 11:30 / 14:00 às 17:00. Os 350 beneficiários são da Escola Municipal Profª Neuma Maria e da comunidade do Jardim Paranavaí na cidade de Mauá.