POR QUE INVESTIR EM UM PROJETO SOCIAL?

June 17, 2017

Entenda mais sobre o investimento no 3º setor . Coletânea de opiniões de especialistas no assunto:

 

 

      No mundo, empresas de todos os setores aplicam milhões de dólares em ações de patrocínio ou investimento social, cultural e ambiental, aliando benefícios à sociedade com reconhecimento e valorização das suas marcas.

 

Quais os benefícios para as empresas que investem em projetos sociais?

 

• Capitalizar sua imagem institucional. 
• Beneficiar sua marca com o compromisso educativo e social. 
• Melhorar o reconhecimento interno e externo. 
• Ampliar a percepção do valor da sua marca. 
• As pessoas reconhecem sua participação na mudança para fazer uma sociedade moderna e democrática. 
• Permite obter um benefício fiscal.

Marta Elisa Eberle Idealizadora e Presidente Instituto Navegamundo

 

        Muitas empresas patrocinam essas ações com o objetivo de fortalecer a imagem das suas marcas. Essa é uma das principais adesões, mas não é a única. Algumas visam privilegiar comunidades carentes, levar cultura, esporte e ações para a sociedade com mais facilidade e com o intuito de promover um futuro melhor para o nosso país. Vejo isso como algo primordial. Todos têm o direito de assistir a uma ópera ou a um teatro, ter acesso a atividades físicas e participar de ações que falem sobre bullying, drogas, sustentabilidade, entre outros. E você, acredita na importância das leis de incentivo e nos projetos sociais?

 

Christiane Deucher - Diretora da franquia máster do Brasil da Fun Science – Ciência Divertida

 

       Muitas organizações realizam grandes investimentos em ações de marketing e comunicação, mas esquecem de que existem outras opções que geram exposição de seus nomes na mídia, fortalecendo suas marcas no mercado e na comunidade em que atuam. É o caso dos projetos sociais.Existem muitas ações que podem projetar a imagem da organização como ambientalmente responsável, além de mostrar sua contribuição para o desenvolvimento social.Hoje, quando o consumidor tem a opção de fazer negócio com uma organização ambientalmente correta, que apoia ou contribui para a melhoria de seu entorno, e outra que vende o mesmo produto, mas não pensa nesses aspectos, sua decisão é muito clara. Afinal, os consumidores cada vez mais percebem que suas escolhas também contribuem para um mundo melhor.

       Quer fazer um projeto para a comunidade em que a empresa está inserida e não sabe como? Sustentabilidade! Esse é o segredo para causar impacto duradouro e consistente. Esse é o segredo para causar impacto duradouro e consistente. Pense no que sua empresa pode fazer para criar uma rede de desenvolvimento sustentável. Que ações são importantes para a comunidade e como essas ações podem ser postas em prática. Essas informações podem
ser obtidas através de um diagnóstico. Um questionário que ajudará a identificar as principais necessidades ou deficiências existentes no ambiente do qual a empresa faz parte.

 

       O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados por instituições governamentais e privadas. O esporte passou a ser concebido como um excelente meio para se propor saídas para os problemas sociais que afetam cotidianamente, principalmente, crianças e jovens.

 

Por Evelyne Leandro – Responsabilidade Social

Universidade Federal do Tocantins – MBA em Gestão de Projetos e Cidades

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square