DIVULGAÇÃO DO ÚLTIMO RELATÓRIO DA OCDE REMETE REFLEXÕES QUANTO AO CURRÍCULO DAS ESCOLAS

October 19, 2017


            Relatório anual da OCDE Education at a Glance expõe situação educacional do país desmoronando as promessas de progresso do XXI;   li  uma crítica de  que não estamos colhendo os frutos do avanço  tecnológico, previsão do século anterior,    não foram todos que  amadureceram , e os que amadurecem caíram perto de suas árvores, detalhes que a acessibilidade não previu.
           Segundo o relatório, dos 10,3 milhões de jovens brasileiros de 15 a 17 anos, 1,5 milhão não se encontrava matriculado em 2015 (último dado disponível). Outro 1,9 milhão abandonou a escola ou foi reprovado (1,2 milhão), desperdício  dos R$ 7 bilhões investidos na manutenção das ecolas e de todo trabalho  dos professores.
É  certo que houve uma pequena evolução em comparação com a pesquisa anterior, no entanto temos 22% de jovens brasileiros fora das escolas ainda e  se continuarmos nesse ritmo quantos séculos serão necessários para inclusão e garantia de acesso e permanência dessas moças e moços, esperanças de um futuro que almejamos .
           Contrapartida aos dados, podemos afirmar que nunca tivemos tanto acesso ao conhecimento, nunca se produziu tantos bens de consumo e alimentos, a comunicação é  feita em segundos, a tecnologia cada vez mais avançada. Investiu-se em tratados, convenções,  acordos, conferências,  metas para desenvolvimento sustentável, discursos de inclusão,  acessibilidade, currículo , mas para quem?  Toda essa racionalidade e conhecimentos acumulados não modificaram ainda as desigualdades sociais. Minha humilde opinião de educadora de um pomar bem pequeno comparado as grandes cidades, é  de que não temos pensado no adubo, sabe àquele que que se mistura à terra para fertilizá-la ou regenerá-la? Pois bem...
           Nossas crianças e jovens principalmente,precisam de estímulos para permanecerem nas escolas, especialmente agora com  a crise econômica que o país está vivenciando e que recruta-os para o trabalho pela sobrevivência da família, aumento os índices de evasão,  sem contar os que fogem  das desavenças familiares provocadas também por toda a vulnerabilidade social que a as crises econômicas  favorecem,  indo para as drogas , para o crime , adultização precoce, gravidez infantil e violências de toda sorte,  ou azar.
          Várias ações precisam ser implantadas para agilizarmos o preparo de jovens especializados em mudar esse quadro de desigualdades e descrenças. Várias são as causas da evasão escolar e todas devem ser tratadas;  há que pensar-se em formação de professores, medidas de infraestrura básica para as famílias, segurança,  e mais do que tudo, buscar-se  inovações que tragam as crianças e o jovens para dentro da escola por prazer de estar lá.  Os frutos não amadurecem sem os cuidados que necessitam: o sol, a água,  os minerais e adubos, estes dependem de um currículo inovador, parte disso já vejo garantido na nova Base Curricular  que prevê flexibilades que eram necessárias para o Ensino Médio,  mas uma boa parte dependerá do esforço de todos, poder público,  sociedade civil organizada, professores  e muita doação  de fé, tempo,  boa vontade ,  trabalho voluntário e filantropia.
           Pelos olhos do Instituto Cades, vejo o Esporte como um dos minerais do adubo, talvez o sal que da sabor às aulas e a vida; se está presente faz toda a diferença. Sem ele a rotina fica insossa, sem prazer. Como já falamos nas matérias anteriores,  o esporte é  disparador do desenvolvimento  cognitivo e estimulador das boas relações sociais.  É  por ele também que muitos jovens enxergam outras perspectivas de vida e que faz a escola ser prazerosa.  Temos muitas experiências positivas aqui no nosso pomar, que é pequeno,  mas tem produzido frutos!!!


Fonte:
http://agenda2020.com.br/2016/09/ocde-divulga-relatorio-anual-sobre-situacao-da-educacao-no-mundo/

http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/education-at-a-glance-2016_eag-2016-en#.V9qxRpgrJdg

 

 

 

Por Lucimara Loro - Gestora na rede Municipal -Foramção : Pedagogia -  PUC-SP

pós graduada em Psicopedagogia; Didática no Ensino Superior, Gestão e coordenação Pedagógica;

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