DEU QUÍMICA!

March 27, 2019

Projeto social, que há 4 anos oferece aulas gratuitas de tênis, fidelizou crianças e jovens da cidade de Mauá e mudou suas vidas.

 

O Química do Esporte é um projeto de ação continuada realizada pelo Instituto Cades, em parceria com IPDA – Instituto Paulista do Desporto Amador, que desde 2015 dá aulas de tênis para crianças de 05 a 14 anos, duas vezes por semana nos períodos da manhã e da tarde. São mais de 350 beneficiários da Escola Municipal Profª Neuma Maria e da comunidade do Jardim Paranavaí na cidade de Mauá.

 

O ANTES E O DEPOIS

 

Alunos como o Caique, o Walace, a Giovana e a Grabriela, todos com idades entre 13 e 14 anos, são fiéis ao projeto desde o início e contaram para nós como o projeto mudou suas vidas, rotina e qualidade de vida. Antes do Química do Esporte aparecer na vida deles, Caique e Walace ficavam na rua durante o período do dia em que não estavam na escola, e muitas vezes “convivendo com más influências”, como nos contou o Walace.

No caso das meninas, que ficavam ociosas em casa, muitas vezes na frente da televisão ou na internet, o projeto veio para ocupar esse espaço e mudar a perspectiva de vida delas: “Antes eu ficava sem fazer nada, agora eu venho para cá, esqueço os problemas e me distraio”, relatou Giovana. Já para a Gabriela, que também não tinha atividades no contra turno escolar, participar do projeto praticando um esporte foi uma enorme descoberta: “O projeto e o tênis fizeram mudar tudo. Ficava em casa, mexendo no celular e agora é melhor estar aqui.”

 

QUALIDADE DE VIDA

 

Além de todos os aspectos positivos proporcionados pelo esporte, citados acima, não poderia faltar a questão da saúde e bem estar, consequências da prática esportiva. Os quatro participantes relataram uma melhora na alimentação, no físico e no folego, após iniciarem no tênis. A Giovana, por exemplo, devido ao sedentarismo, sentia muita falta de ar e agora isso já não acontece mais. Assim como o Walace, que não aguentava andar um quarteirão e agora consegue correr. “Até emagreci um pouquinho”, relata ele, rindo.

 

Quem também perdeu peso nesses quatro anos foi a Gabriela, que, segundo ela, chegou ao projeto “bem gordinha” e, devido à prática do esporte, desenvolveu uma alimentação muito mais saudável, emagreceu e hoje em dia está satisfeita com o seu corpo.

 

INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO

 

Nossos fiéis e queridos alunos, além da presença constante nas aulas, ainda estão influenciando amigos e familiares. Gabriela levou a irmã, de apenas 6 anos, para iniciar no tênis e espera que ela possa continuar e gostar do esporte tanto quanto ela. Já os outros alunos indicaram o projeto para amigos que gostaram e seguem jogando e se divertindo.

 

No final do ano passado, como forma de parabenizá-los pela assiduidade e boas notas na escola, e motivá-los ainda mais, o Instituto Cades, em parceria com seu patrocinador, os presenteou com raquetes de performance. E a iniciativa deu certo! Eles jogam tênis fora dos dias e horários do projeto, como o Caique (foto), por exemplo, que era apaixonado por basquete e, quando descobriu o tênis, não largou mais a raquete e sempre que pode aparece no condomínio do avô que tem quadra, para jogar com outras pessoas. Deu química!

 

 

 

FAÇA UMA DOAÇÃO

Contribua com a nossa causa e ajude a levar o esporte para mais crianças, jovens e comunidades: https://risu.com.br/doar/instituto-cidadania-atraves-do-esporte

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square