top of page

Nossa ONG: a importância do esporte na formação cidadã

Da paixão pelo esporte e sua importância no desenvolvimento cidadão do Ser Humano, nasceu o Instituto Cidadania Através do Esporte (mais conhecido como Instituto Cades). Da vontade e determinação de oferecer atividade física para o maior número de pessoas, principalmente para os mais carentes, o Cades cresce a cada ano e mostra que o Esporte é um grande aliado da Educação e da Cidadania.



Com foco no atendimento a crianças e jovens da rede pública de ensino, o Cades atua de forma lúdica, com metodologia própria, apresentando principalmente esportes não convencionais como, por exemplo, os de raquete (tênis, badmington, beach tênis), Atletismo, Rugby Flag, Tchoukball e etc, e prova que qualquer pessoa pode praticar esporte, brincar e se divertir. E isso é o MAIS importante para a criança: brincar e se divertir!


Como já citado, a metodologia Cades trabalha os esportes de forma muito lúdica, incluindo diversos materiais adaptados para que o aluno consiga interagir com a atividade e com seus colegas, criando uma atmosfera propícia para inclusão da educação, cidadania e dos valores do esporte. São trabalhados aspectos como o trabalho em equipe, a amizade, o respeito e olhar pelo outro, a organização, a disciplina, entre outros. Tudo isso aliado a outras matérias escolares. O intercâmbio da quadra com a sala de aula é fundamental para que a criança se desenvolva por completo.

Não podemos nos esquecer dos efeitos da atividade física para a saúde e para um corpo e vida saudáveis, principalmente em tempos de pandemia. Como sabemos, o esporte, quando inserido na rotina, ajuda a combater a obesidade (no Brasil, segundo o IBGE, uma em cada três crianças de cinco a nove anos está acima do peso) e outras doenças relacionadas.



Um foco importante do Cades é o olhar atento para as meninas no esporte. Ao longo desses anos, foi percebido o enorme desinteresse delas pela educação física. As meninas deixam de praticar esportes por vários motivos, dentre os principais pela falta de confiança, de autoestima e da crença de que esse universo é mais adequado aos meninos. Por isso, a organização tem projetos específicos para elas, assim é possível criar um ambiente acolhedor que gera, entre outras coisas, a melhora na autoestima e no corpo, e a percepção de oportunidades para o futuro.

O esporte ainda é pouco valorizado em nosso país, mas o Cades é a prova de que se for bem inserido na sociedade e nas escolas, ele tem muito a contribuir para a educação e formação cidadã de nossas crianças!

Atualizado em 12/04/2021

Acredita no esporte como ferramenta de transformação social? Clique aqui e saiba como contribuir para levar esporte e educação para mais pessoas.

eBook "A Menina Digit@l" (literatura infantil): Clique aqui e adquira o seu por apenas R$ 5,18.

Instagram: @institutocades


Acesse o nosso canal no Youtube e confira outros conteúdos

Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page
Teste